Quem Somos

A Mineiraria

A Mineiraria celebra a gastronomia mineira, sua diversidade, produtos e modos de fazer, instrumentos e utensílios, bem como profissionais, produtores, pesquisadores e apreciadores da gastronomia.

Aqui você encontra atividades de promoção, divulgação e capacitação em gastronomia e culinária das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações. Nosso objetivo é proporcionar o compartilhamento de ideias, conhecimentos e práticas em um espaço de visitação, aprendizado e promoção da cadeia produtiva do setor. Na Mineiraria, a preservação das nossas tradições culturais é o principal ingrediente do desenvolvimento econômico.

Seja bem-vindo!

A Casa

Construído em 1929 para abrigar a Cadeia Pública do Estado de Minas Gerais, o casarão é um belo exemplo do ecletismo. O estilo, que busca a inovação a partir de uma mistura de elementos estruturais e decorativos de vários períodos históricos, marcou as primeiras décadas do desenvolvimento de Belo Horizonte e pode ser visto nos prédios da Praça da Liberdade, por exemplo.

O casarão foi inteiramente restaurado pela Codemig, preservando suas características originais e preparando-o para essa nova fase na sua história. O imóvel integra o Centro de Cultura Presidente Itamar Franco.

Colunas com topos decorados
Janelas em arco e amplas varandas
Volutas e motivos florais em ferro retorcido

Conselho Curador

O Conselho Curador da Mineiraria zela pela gestão do espaço, seu orçamento e prestação de contas, e trabalha para que o uso e a programação da Mineiraria estejam de acordo com a política estadual para a área da gastronomia. A função de membro do Conselho Curador é de interesse público, e não é remunerada.

Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)

Carolina Oliveira Pimentel

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig)

Marco Antônio Castello Branco

Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA)

Neivaldo de Lima Virgílio

Secretaria de Estado de Governo (Segov)

Odair José da Cunha

Secretaria de Estado de Turismo (Setur)

Ricardo Rocha de Faria

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater MG)

Glenio Martins de Lima Mariano

Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)

Aluizer Malab

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MG)

Ricardo Rodrigues

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MG)

Hegler Machado Guimarães

Frente da Gastronomia Mineira (FGM)

Marcelo Wanderley Alves

Faça Parte

Se você deseja associar seu produto alimentício ou utensílio de cozinha à marca Mineiraria, por gentileza preencha as informações abaixo.







Se você deseja realizar seu evento na Mineiraria – Casa da Gastronomia, por gentileza preencha as informações abaixo.



A Mineiraria – Casa da Gastronomia está buscando parcerias para equipar o espaço. Empresas de equipamentos de cozinha, utensílios, mobiliário e outros artigos podem se apresentar. Verifique aqui as condições e contrapartidas.